quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

UM POUCO DE CONHECIMENTO SOBRE A COMEMORAÇÃO DO NATAL


Ninrode (falando no vernáculo) foi um líder de uma humanidade remota, filho de Cuche e de uma poderosa mulher chamada Semíramis.
"Ninrode começou a ser grande caçador ante a face do Senhor" (Gênesis 10:9)
Quando Cuche morreu, Ninrode casou-se com a mãe.

Ninrode foi o primeiro ditador da humanidade, construiu e comandou diversas cidades e ampliou grandemente seu império.
Uma das cidades mais famosas construídas por ele foi Babel, sim, aquela da torre. 
Enquanto, segundo os livros de Moisés e outros similares das tradições antigas, Deus desejava que a humanidade povoasse a Terra, se espalhasse, Ninrode ajuntava mais e mais o seu povo, para que ele governasse a todos diretamente.

Ninrode desejava reunir toda a humanidade em torno de si e construir uma torre que chegasse aos céus, com o argumento de ninguém ser tragado por um dilúvio novamente, manterem-se unidos e serem conhecidos por gerações (Gênesis 11:4).

Com a grande estatura da torre, Ninrode tornou-se conhecido como "príncipe dos céus".
Sobre este homem, Flavius Josefus escreveu: "Pouco a pouco, transformou o estado de coisas numa tirania, sustentando que a única maneira de afastar os homens do temor a Deus era fazê-los continuamente dependentes do seu próprio poder".
Ele ameaçou vingar-se de Deus, se Este quisesse novamente inundar a Terra; porque construiria uma torre mais alta do que poderia ser atingida pela água e vingaria a destruição dos seus antepassados.
O povo estava ansioso de seguir este conselho, achando ser escravidão submeter-se a Deus; de modo que empreenderam construir a torre de Babel.

Quando Ninrode morreu,Semíramis disse ao povo que ele tinha se tornado um deus, o deus-sol.
Semíramis esperava um filho quando Ninrode morreu. Quando o filho nasceu, ela declarou que o menino - que se chamou Tamuz - era a reencarnação de Ninrode.
Agora as pessoas também passaram a adorar Semíramis como a deusa da fertilidade.
A data do nascimento de Tamuz, se trazida para o calendário romano (o de nosso uso) é entre os dias 24 e 27 de Dezembro.

O culto a Ninrode na figura de Tamuz, mais tarde chamado “deus Sol” tinha danças, cânticos, flores, presentes, e um item chamado “moloque”.
Moloque era um deus com cabeça de boi e o corpo era um forno, neste forno sacrificava-se algumas crianças.

Não gosto de teoria da conspiração, essa coisa de procurar cabelo em ovo, demônio em qualquer bobagem, ou coisa assim.
E quer saber? Amo esse clima de Natal.
Mas amo também o conhecimento, e não sei ficar quieto, risos.

Semíramis é uma imagem que atravessou os tempos e está em toda parte, nos rostos da "república", a mulher nas esfinges do dinheiro brasileiro; a estátua da liberdade, Minerva. no páteo do colégio, o logo da Columbia Picture, e por aí vai... http://va.mu/djTv
Semíramis era conhecida como “a rainha dos céus” e recebeu também outros nomes como “Mitra”, “Ashtar” “Astarote” e outros.

Ah, não vai mais usar dinheiro? Dê pra mim! 
Não vai mais assistir filme da Colúmbia, faz bem, adoro cinema vazio sem molecada falando na minha orelha.
Não vai mais morar em São Paulo? UUUffa... estamos mesmo precisando esvaziar esta superpopulação.
Aquela viagem a Nova York você vai cancelar? Faz isso não, eu tenho passaporte, transfira a viagem para mim.
Bom, voltemos a Tamuz e o Natal...

Semíramis declarou que, em cada aniversário de seu natal (nascimento), Ninrode (na pessoa de Tamuz) desejaria presentes.
Com o passar das eras o culto a Ninrode (Tamuz) se propagou entre os povos caldeus que fundaram a Babilônia, que depois foi dominada pelos persas, e os persas pelos gregos séculos mais tarde e os gregos pelos romanos seculos mais tarde ainda.

Como não é novidade, povos anexados aos outros misturam costumes e há o sincretismo religioso.
Resumindo, os cultos romanos traziam Tamuz e a história de sua mãe Semíramis entranhados na sua cultura, com nomes romanos, e se for explicar os sincretismos este texto ficará enorme, mas como tudo que há, Google explica, rs, 

Mas o que aconteceu foi quando da fundação do Cristianismo todos os templos pagãos e idolos pagãos passaram a ser consagrados a figuras cristãs e outras ainda do Antigo testamento.
Assim, a festa romana principal, que era em 25 de Dezembro, dia do “Sol Invicto”, passou a ser atribuida ao nascimento de Cristo.

Assim como a mãe do Sol Invicto, Minerva, a rainha dos céus foi substituída pelo culto a Maria.
MAS CRISTO NASCEU ANTES DE CRISTO!!!!

Quando Jesus nasceu "... havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho." (Lucas 2:8).
Isto jamais pôde acontecer na Judéia durante o mês de dezembro [ainda mais à noite que era terrivelmente fria]: os pastores tiravam seus rebanhos dos campos em meados de outubro e os abrigavam para protegê-los do inverno que se aproximava, tempo frio e de muitas chuvas (Adam Clark Commentary, vol. 5, página 370). A Bíblia mesmo prova, em Cant 2:1 e Esd 10:9,13, que o inverno era época de chuvas, o que tornava impossível a permanência dos pastores com seus rebanhos durante as frígidas noites, no campo. É também pouco provável que um recenseamento fosse convocado para a época de chuvas e frio (Lucas 2:1). E foi o que houve, um recenseamento, que obrigou José e Maria a migrarem para Belém da Judéia para responderem ao censo, ou seja, tal censo não pode ter sido em Dezembro.

Jesus Cristo nasceu na festa dos Tabernáculos, a qual acontecia a cada ano, no final do 7º mês (Iterem) do calendário judaico, que corresponde [mais ou menos, pois o calendário deles é lunar-solar, o nosso é solar] ao mês de setembro do nosso calendário. A festa dos Tabernáculos (ou das Cabanas) significava Deus habitando com o Seu povo. Foi instituída por Deus como memorial, para que o povo de Israel se lembrasse dos dias de peregrinação pelo deserto, dias em que o Senhor habitou no Tabernáculo no meio de Seu povo (Lev 23:39-44; Nee 8:13-18 ).

Em João 1:14 ("E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.") vemos que o Verbo (Cristo) habitou entre nós. Esta palavra no grego é skenoo = tabernáculo. Devemos ler "E o Verbo se fez carne, e TABERNACULOU entre nós, e...". A festa dos Tabernáculos cumpriu-se em Jesus Cristo, o Emanuel (Isa 7:14) que significa "Deus conosco".

Vejamos nas Escrituras alguns detalhes que nos ajudarão a situar cronologicamente o nascimento de Jesus:
• Os levitas eram divididos em 24 turnos e cada turno ministrava por 1/24 = 15 dias, 2 vezes ao ano. Os números estão arredondados, pois 24 turnos x 15 dias = 360 dias =/= 365,2422 dias = 1 ano. Durante os sábados especiais, todos os turnos ministravam juntamente; 1Cr 24:1-19.
• O oitavo turno pertencia a Abias (1Cr 24:10).
• O primeiro turno iniciava-se com o primeiro mês do ano judaico – mês de Abibe. Êxo 12:1-2; 13:4; Deut 16:1; Ex 13:4.
• Usualmente havia 12 meses, alguns deles com 29 dias, outros com 30 dias, totalizando apenas 12 x 29,5 = 354 dias, ficando faltando 11,2422 dias para o ano solar. A cada 3 ou anos a distorção entre este calendário e o solar era corrigida através da introdução do mês de Adar II.
Zacarias, pai de João Batista, era sacerdote e ministrava no templo durante o "turno de Abias" (junho / julho) (Luc 1:5,8,9). 
Terminado o seu turno voltou para casa e (conforme a promessa que Deus lhe fez) sua esposa Isabel, que era estéril, concebeu João Batista (Luc 1:23-24) no final do mês Tamus (junho / julho) ou início do mês Abe (julho / agosto). 
Jesus foi concebido 6 meses depois (Luc 1:24-38), no fim de Tebete (dezembro / janeiro) ou início de Sebate (janeiro / fevereiro). 
Nove meses depois, no final de Etenim (que cai em setembro e/ou outubro), mês em que os judeus comemoravam a Festa dos Tabernáculos, Deus veio habitar, veio "tabernacular" conosco. Nasceu Jesus, o Emanuel ("Deus conosco").
"O meu povo perece por falta de conhecimento". Os 4:6

Ah Danilo, mas sendo uma coisa ou sendo outra, importante é haver uma data especifica reservada para comemorarmos o nascimento de Jesus...
Concordo, e não tenho nenhuma pretensão de mudar a data.
Mas se é Jesus que faz aniversário porque se trocam presentes? E a árvore? E as guirlandas E isso? E aquilo?
Tudo sincretismo religiosos do paganismo para o cristianismo mas este texto está enorme e não vou adiante... Hoje é bem fácil pesquisar.

O importante é que... se você se decepcionou e não quer mais panetone, chocotone, presente, dinheiro, viagem, etc... mande tudo pra mim, aceito de coração e agradecerei muito feliz.

Ah, e Feliz Natal!